Atividades

Oficina Bases da Patogênese do HIV

A Oficina Bases da Patogênese do HIV será oferecida como um Pré-Curso, e estará aberta para alunos de graduação, pós-graduação e profissionais que atuem na área da patogênese do HIV, sendo o número de vagas limitado a 250. Esta atividade possui certificação independente e não é obrigatória para os que se inscreveram no Curso Avançado de Patogênese do HIV.

Curso Avançado de Patogênese do HIV

O Curso Avançado de Patogênese do HIV ocorrerá nos dias 05, 06, 09, 10, 11 de abril de 2017,  tem como objetivo apresentar, aos alunos de pós-graduação, pós-doutorandos e profissionais que atuem na área, temas avançados e dados inéditos em virologia, imunologia, prevenção, tratamento e desenvolvimento de novas vacinas. O número de vagas está limitado em 300 participantes. Vale ressaltar que o curso é ministrado em sua maior parte em inglês, pois a maioria de nossos palestrantes é estrangeira.

Minicurso – Discutindo pesquisa clínica

O Minicurso – Discutindo pesquisa clínica tem como objetivo oferecer uma noção básica em Pesquisa Clínica, detalhando os fundamentos das diversas etapas que compõem um estudo clínico. Esta oficina será ministrada por um grupo de profissionais que atuam na coordenação e realização de estudos clínicos da equipe do Prof. Esper Kallás, e que abordarão as etapas que envolvem a condução de projetos de pesquisa clínica, desde a elaboração da hipótese do estudo até a publicação dos resultados.

Sessão de Pôsteres

Na Sessão de Pôsteres serão apresentados os trabalhos científicos selecionados por uma Comissão de Assessoria Científica (CAC). Para tanto, os interessados deverão submeter um resumo do trabalho seguindo as normas disponibilizadas na página de “submeta seu trabalho”. A submissão de resumos poderá ser realizada entre os dias 08 de Janeiro e 09 de Fevereiro de 2018. Durante o evento, o primeiro autor do trabalho científico apresentado receberá um certificado de apresentação do trabalho e terá seu resumo publicado no 2º Anal do Curso Avançado de Patogênese HIV, que estará disponível no formato eletrônico, no site do evento, e em versão impressa. Além disso, a  Organização do Curso contemplará os três melhores trabalhos apresentados com Prêmios em dinheiro. Todos os trabalhos aceitos e apresentados pelo primeiro autor serão elegíveis para concorrer aos prêmios, exceto trabalhos que tenham entre seus autores Professores envolvidos diretamente no Curso, seja na condição de palestrante ou organização.

Oficina de Citometria

Para participar das oficinas de Citometria (teórica e prática) é necessário estar inscrito no Curso Avançado de Patogênese do HIV. Para a aula prática, no entanto, serão disponibilizadas apenas 20 vagas esses participantes serão selecionados, entre os pré-inscritos, pela coordenação do curso observando critérios técnicos (questionário específico). Serão abordados os seguintes temas: Fundamentos, aplicação, software de análise Flowjo.

Oficina REDCap (novidade)

Uma novidade na XIII edição é a oficina de REDCap, que é um sistema eletrônico reconhecido internacionalmente usado para coleta e gerenciamento de dados em pesquisa científica. Esta oficina estará vinculada ao “Mini-curso: discutindo pesquisa clínica” onde será dada uma introdução teórica ao assunto.

Para participar dessa atividade será obrigatório inscrever-se no “Mini-curso: discutindo pesquisa clínica” posteriormente deverá ser encaminhado e-mail para redcap@patogenesedohiv.com.br com o título “Inscrição”, então será enviado um formulário de triagem que deverá ser preenchido e reencaminhado, o mesmo será avaliado por nossa comissão, deferindo ou não sua inscrição na atividade prática que acontecerá no domingo, 08/04/2017.

Conheça mais sobre o REDCap, acesse: https://www.project-redcap.org/

Almoço com os Palestrantes

Nesta edição realizaremos, no dia 09/04/2018, um almoço para 50 participantes interessados em trocar ideias com alguns palestrantes. A inscrição será aberta durante o Curso, na secretaria, ocasião em que o participante escolherá de qual mesa quer participar. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.