IX Curso Avançado de Patogênese do HIV

Histórico

O Curso Avançado de Patogênese do HIV vem sendo realizado desde 2006 e teve início de uma iniciativa de colaboração entre o grupo do Prof. Dr. Esper Kallás, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e o Prof. Dr. David I. Watkins, então filiado a Universidade de Wisconsin, Madison, EUA, e atualmente pesquisador da Universidade de Miami, EUA. Nessa ocasião, a motivação principal foi a de beneficiar estudantes, professores e cientistas brasileiros (com dificuldade de participar de eventos internacionais) trazendo para São Paulo um curso que abordasse os mais novos achados sobre a patogênese do HIV/AIDS e que possibilitasse uma maior interação entre tais profissionais e o avanço do conhecimento nesta área.

A primeira edição, realizada em 2006, contou com a participação do Prof. Dr. David Watkins e do Prof. Dr. Mario Stevenson, então da Universidade de Massachusetts, EUA. Juntamente com pesquisadores brasileiros, principalmente da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Paulo, foram realizadas uma série de palestras, que abordaram temas básicos e avançados em virologia, imunologia, prevenção, tratamento e desenvolvimento de novas vacinas, seguidas de discussões com a participação dos 35 alunos inscritos, além da distribuição de material didático e disponibilização das aulas apresentadas. A iniciativa foi um sucesso, encorajando a realização de novas edições do evento nos anos seguintes. A cada ano o Curso vem crescendo tanto no número de palestrantes renomados como no número de participantes inscritos. Particularmente em sua última edição, o Curso Avançado compreendeu a participação de 19 palestrantes estrangeiros (EUA, Canadá, Alemanha) e 6 palestrantes brasileiros, que apresentaram dados inéditos sobre o tema para mais de 260 inscritos.

O Curso Avançado de Patogênese do HIV está integrado às atividades do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Disciplina MCM5895). Conta com o suporte da Faculdade de Medicina da USP, da Fundação Faculdade de Medicina, do CNPq, do Instituto de Investigação em Imunologia, da Sociedade Brasileira de Imunologia e da Sociedade Brasileira de Infectologia e também recebe suportes constantes da Merck, Yakult e Gilead.

A partir de 2009, o Curso passou a ser promovido na própria Faculdade de Medicina da USP, o que possibilitou, posteriormente, a incorporação de outras atividades incluindo a visita ao Laboratório de Investigação Médica 60 (LIM-60), onde o grupo do Prof. Dr. Kallás desenvolve seus projetos de pesquisa, como também a realização de uma Oficina Teórico-Prática de Citometria de Fluxo, esta iniciada em 2015. Particularmente, a Oficina Teórico-Prática de Citometria de Fluxo tem como objetivo abordar os fundamentos, conceitos e aplicações da citometria de fluxo aproveitando o fim de semana dos participantes que vêm de outros estados. Em 2016 a oficina foi estratificada em módulos de conteúdo básico e de conteúdo avançado sobre a metodologia.

Os organizadores do Curso têm como proposta consolidar este evento como um dos mais importantes em patogênese do HIV no Brasil, abrindo oportunidades de colaboração entre os centros de pesquisa internacionais e brasileiros da área.